Neve no Sudeste

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Lucas Frost em Dom Set 30, 2012 6:03 pm

Eu acho perfeitamente possivel haverem diferenças grandes na precipitação numa distancia de 21 kilometros, recentemente ficamos semanas com 0 mm na capital e coisa de 10+mm em são bernardo... e a distancia é até menor entre as duas estações
Tem muito daquela coisa do "onde cair primeiro", da pra ver essas diferenças a olho nú, da pra sair de uma area de precipitação andando com um carro etc...

Lucas Frost

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/08/2012
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Convidad em Dom Set 30, 2012 6:36 pm

Lucas Frost escreveu:Eu acho perfeitamente possivel haverem diferenças grandes na precipitação numa distancia de 21 kilometros, recentemente ficamos semanas com 0 mm na capital e coisa de 10+mm em são bernardo... e a distancia é até menor entre as duas estações
Tem muito daquela coisa do "onde cair primeiro", da pra ver essas diferenças a olho nú, da pra sair de uma area de precipitação andando com um carro etc...

Mas é diferente, esse tipo de precipitação que você fala é convectiva, chuvas convectivas são assim, são fortes, rápidas e localizadas, enquanto pode chover forte num lugar, no outro lugar não chove, é dessa chuva que você está falando, no entanto não existe "neve convectiva", chuvas convectivas em altitude é granizo, esse tipo de precipitação sim acontece e é comum na Mantiqueira, vamos supor: choveu granizo na Pedra da Mina, mas não choveu granizo nas Agulhas Negras e no Pico do Itatiaia.

Mas no caso da neve, ela equivale a chuva frontal ou orográfica, a chuva frontal é homogênea e generalizada, os acumulados de uma região são bem parecidos, exemplo: choveu na última hora 35mm em Guarulhos, 28mm no Mirante de Santana, 31mm no Iag, etc, ou então a neve pode ocorrer por meio orográfico, quando a umidade é submetida ao relevo que é obstáculo, formando-se as nuvens e precipitando, igual aconteceu esse ano no Japão, nevou muito no norte do país, mas regiões ao sul não nevou, esse é um exemplo de neve orográfica:
http://www.iigdjapan.com/blog/2012/02/08/50-mortos-e-tres-metros-de-neve-em-inverno-rigoroso-no-japao/

Então não tem isso de nevar num lugar, e não nevar no outro, neve não é igual pancadas de chuva de verão, as pancadas de verão no Itatiaia podem muitas vezes cair em forma de granizo devido ao frio.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Lucas Frost em Dom Set 30, 2012 6:55 pm

Sou leigo mesmo, você fala daqueles dias de chuva bem fina em que o ceu está uniformemente nublado e que parece que a condição é igual por kilometros e kilometros não é? (falei pensando nisso)
Eu moro em são paulo mas estudo em santo andré, tem varias vezes que vem esse "nubladão" de inverno e pego chuva lá mas não em casa...

Lucas Frost

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/08/2012
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Convidad em Dom Set 30, 2012 7:13 pm

Sim, é desse tipo de tempo, nublado e com chuvas mais constantes.

Ok, você saiu de SP com chuva, e não estava chovendo em Santo André, mesmo na condição de chuva frontal, mas com certeza estava chovendo lá antes de você chegar, ou choveu depois que você chegou, o acumulado total diário nos dois lugares vai ficar próximo, numa distância pequena de até 50km, é 99,8% impossível que não chova em ambos lugares num curto período de tempo (2 horas) na condição de chuva frontal.

Exemplo de chuva frontal em cidades próximas:

São Paulo e Sorocaba distam 85km.

Veja que os acumulados em 24h no INMET foram muito próximos entre os dias 14/11/11 e 16/11/11 :
Sorocaba:
http://www.inmet.gov.br/sim/abre_Graficos.php?data=11/2011&data2=2011&lista=10,&est=83851&uf=SP
São Paulo:
http://www.inmet.gov.br/sim/abre_Graficos.php?data=11/2011&data2=2011&lista=10,&est=83781&uf=SP

Isso em cidades que nem estão tão perto, viu como a chuva frontal é generalizada?

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Convidad em Dom Set 30, 2012 7:17 pm

A própria notícia que o Rafael postou é um exemplo também:
Rafael escreveu:
Neva em Itatiaia durante dez minutos ( 2004 ) :

Depois de cinco anos, voltou a nevar no alto da Serra de Itatiaia, no final da tarde de ontem. O fenômeno foi precedido por um temporal de granizo que começou por volta das 16 horas e durou trinta minutos. Logo depois, os flocos de neve começaram a cair...

O temporal de granizo que veio primeiro foi a precipitação convectiva, depois veio a precipitação frontal em forma de neve.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Lucas Frost em Dom Set 30, 2012 8:14 pm

Aquela epoca em que tava coisa de 30-40 dias sem chover em são paulo lembro que o pessoal até comentou porque quando finalmente nublou aqui não choveu mas em são bernardo chovia... são nuvens de borda da serra?
Seria bom mais um pessoal comentar o que acha... será que 21 km é muito pouco e podemos afirmar que nevou ou não na serra fina apenas baseando-nos no que é registrado em itatiaia?

Lucas Frost

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/08/2012
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Lucas Frost em Dom Set 30, 2012 8:20 pm

A humidade daquela região pode ser mais irregular do que agente pensa, olha como o climatempo explicou a neve que pode ter caido la essa semana.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Lucas Frost

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/08/2012
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Allef em Dom Set 30, 2012 8:33 pm

A marca registrada da neve no país é a imprevisibilidade. Neve convectiva não existe, mas pode sim nevar no distrito do cruzeiro em São Joca e poucos quilômetros dali não nevar nada na área urbana. Provávelmente devido ao efeito orográfico. O efeito orográfico muitas vezes faz milagres, principalmente quando não muito suporte em altitude ou quando a atmosfera está mais seca. Em SC a região do Morro da Igreja, Morro das Torres, Vacas Gordas, Cruzeiro, são os pontos mais propensos acredito eu.

_________________
Jesus é o Senhor.
avatar
Allef

Mensagens : 346
Data de inscrição : 18/08/2010
Localização : Cáceres, Pantanal- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Convidad em Dom Set 30, 2012 10:21 pm

Lucas Frost escreveu:Aquela epoca em que tava coisa de 30-40 dias sem chover em são paulo lembro que o pessoal até comentou porque quando finalmente nublou aqui não choveu mas em são bernardo chovia... são nuvens de borda da serra?
Seria bom mais um pessoal comentar o que acha... será que 21 km é muito pouco e podemos afirmar que nevou ou não na serra fina apenas baseando-nos no que é registrado em itatiaia?

Veja bem, as oportunidades de ter nevado no Itatiaia foram as mesmas de ter nevado na Pedra da Mina, quando havia frio em altura pra nevar no Itatiaia também havia chance de nevar nos outros picos elevados da Mantiqueira, quando não tinha frio em altura, sem chance de neve em qualquer pico da Mantiqueira, é isso que acontece, mesma coisa a chuva, exemplo:
Se tiver instabilidades pra chover nas cidades X,Y e Z, pode chover nelas.
Se não tiver instabildades, não vai chover em nenhuma dessas cidades.
A neve pra ocorrer na Mantiqueira depende das mesmas condições em qualquer pico.

Lucas Frost escreveu:A humidade daquela região pode ser mais irregular do que agente pensa, olha como o climatempo explicou a neve que pode ter caido la essa semana.
http://www.youtube.com/v/Xcbs2ff1L2M

Explicação digamos muito superficial, não explicaram que precisa haver frio em altitude e que só neva com advecção da ar frio, foi uma explicação nada técnica ou profissional. É que nem alguns que não entendem nada de meteorologia, e falam que não neva no Itatiaia porque "o inverno é seco". O que adiantaria um inverno muito chuvoso sem o frio em altitude? Essa é explicação do Climatempo é para os "Homers". Laughing



Allef escreveu: A marca registrada da neve no país é a imprevisibilidade. Neve convectiva não existe, mas pode sim nevar no distrito do cruzeiro em São Joca e poucos quilômetros dali não nevar nada na área urbana. Provávelmente devido ao efeito orográfico. O efeito orográfico muitas vezes faz milagres, principalmente quando não muito suporte em altitude ou quando a atmosfera está mais seca. Em SC a região do Morro da Igreja, Morro das Torres, Vacas Gordas, Cruzeiro, são os pontos mais propensos acredito eu.

Exato Allef, acho que o melhor site que prevê neve é o Mountain Forecast, no caso de não nevar no centro de SJ pode ser sim o relevo; mas é mais fácil também a neve ocorrer de forma orográfica em SC porque há frio suficiente nas altitudes mais baixas.

Frost, no caso da Pedra da Mina, não há barreiras orográficas que impeçam que neve de forma orográfica por lá, o que poderia ocorrer é não nevar em BAIXADAS porque elas ficam entre as montanhas que atuam como barreiras, mas os TOPOS são TOPOS, não tem como eles "escaparem" da chuva/neve entendeu?
Simplesmente porque eles são topos, é que nem a luz do sol, as BAIXADAS são os primeiros lugares onde o sol se põe, e os TOPOS são os últimos, simplesmente porque eles são TOPOS, não há MONTANHAS mais altas ao redor pra fazer sombra neles.
Mas no caso de neve frontal isso não acontece, porque as nuvens são altas, ainda mais quando temos uma baixa pressão em altos níveis.

Pode acontecer isso também: a umidade não consegue "vencer" as montanhas e as nuvens precipitam nas altitudes mais baixas, exemplo chove abaixo dos 2000m, e não chove acima de 2000m, mas neste caso não vai nevar abaixo dos 2000m, simplesmente porque é extremamente raro ter frio em altitude de apenas 2000m no Sudeste, aí nevaria até em Campos do Jordão.

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Lucas Frost em Dom Set 30, 2012 10:55 pm

Entendo que as chances são as mesmas mas isso implica em certeza de que quando em uma neva a outra vai nevar?
O video do climatempo é bem simplista mesmo apenas comentei sobre a explicação da origem da humidade...
Ainda não estou convencido de que 20 kilometros seja uma distancia em que os eventos "tenham" que ser iguais, não é comum em SC cidades como são joaquim, bom jardim, urupema e urubici registrarem neve sozinhas nas mesmas altitudes? acho que as distancias ali são de 30km.
Sendo absolutamente perfeccionista imagino que não dá nem pra afirmar que dois pontos separados por 10 metros só poderiam apresentar neve simultaneamente (ou no mesmo dia)... sempre existe uma fronteira entre a area que está havendo queda de neve e a que não está (e outra entre a area que nevou entre tal periodo de tempo ou não) e ela pode estar em qualquer lugar inclusive entre os dois pontos! compreende o que eu digo?
Teriamos que avaliar se seria tão rara a frequencia em que essa fronteira poderia se apresentar entre itatiaia e serra fina para saber se é tão absurdo considerar que os dois locais possam ocasionalmente "se comportar" de maneira diferente!

Lucas Frost

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/08/2012
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Allef em Seg Out 01, 2012 11:58 pm

O que muitas vezes pode acontecer também é a inversão em Camadas. O Morro da Igreja já choveu com temperatura negativa.

_________________
Jesus é o Senhor.
avatar
Allef

Mensagens : 346
Data de inscrição : 18/08/2010
Localização : Cáceres, Pantanal- MT

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por basilio em Ter Out 02, 2012 4:29 am

num país tropical como é que ficam falando de neve como se fosse corriqueiro. não essas churumelas dos ultimos anos não...

basilio

Mensagens : 4
Data de inscrição : 29/09/2012
Localização : Macondo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Lucas Frost em Ter Out 02, 2012 11:51 pm

basilio escreveu:num país tropical como é que ficam falando de neve como se fosse corriqueiro. não essas churumelas dos ultimos anos não...
...?

Lucas Frost

Mensagens : 27
Data de inscrição : 24/08/2012
Localização : São Paulo - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Felipe em Sex Out 05, 2012 4:23 pm

Dados do Alto Itatiaia entre 1914 e 1934.



Fonte: Tempo e clima: Carlos Alberto - livro " Planalto do Itatiaia".

_________________
Temperatura mínima 2012: 1,3ºC
Temperatura máxima 2012: 36,0ºC
avatar
Felipe

Mensagens : 585
Data de inscrição : 22/08/2010
Idade : 21
Localização : Patrocíno/MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Neve no Sudeste

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum