Como ler e compreender METARES

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Como ler e compreender METARES

Mensagem por Vinícius Lucyrio em Qui Ago 19, 2010 6:39 pm

METAR SBKP 271800Z 27015G30KT 24OV300 1000S 6000NW +SHRA FEWO10CB OVC060 20/19 Q9998

METAR – Nome do código meteorólogico a ser utilizado (Metar em horas cheias e Speci nas demais horas, em casos extraordinários);

SBKP – Indica a localidade: quatro letras pelo código padrão internacional da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional). No caso, América do Sul, Brasil, Campinas - local onde fica a estação meteorológica.

27 – Data da observação: dois números; no caso, dia 27.

18 – Horário da observação UTC (hora universal coordenada) ou Zulu: dois números. No exemplo acima, 18 horas.

00Z – Minuto da observação: dois números: (00 para Metar e quaisquer outros para Speci) sempre acompanhado da letra Z (Zulu); no caso, 00 indica hora cheia.

270 – Direção do vento, em graus, em relação ao Norte verdadeiro: três números (de 000 a 360). No caso, 270 graus corresponde ao quadrante oeste de uma circunferência, portanto, o vento incide de oeste. Pode ser substituído por VRB (variable ou variável) quando o vento médio for inferior a três nós (fraco, o que dificulta o posicionamento) ou superior a três nós com variações de mais de 180 graus (impossibilitando a precisão da posição);

15 – Velocidade do vento médio: dois números (de 00 a 99). Neste caso, 15 nós . Se a velocidade superar 99 nós ou 99 km/h, pode-se utilizar três números (centena) ou adicionar a letra P (plus) seguida do 99;

G30 – Essa informação só aparece nos Metar para indicar que houve rajadas de vento. No caso do exemplo, rajadas de 30 nós de velocidade: dois números procedidos ou não da letra G. Caso a velocidade do vento exceda a marca dos dez nós (18 km/h) nos ultimo dez minutos precedentes à hora da observação, utiliza-se a letra G (gusts);

KT – Unidade de velocidade do vento: duas letras para nós (KT) e três letras para milhas por hora (MPH), ou quilometro por hora (KMH). Com vento calmo utiliza-se um grupo de zeros (00000) seguido pela unidade de velocidade: 00000KT ou 00000KMH;

240V300 – Direção do vento em graus: três números. Se o vento atingir velocidade superior a três nós e sofrer variação de direção superior a 60 graus ( e inferior a 180 graus) nos dez minutos precedentes a observação, reportam as duas direções, no sentido horário, separadas pela letra V. Neste caso, indica que a incidência do vento variou no quadrante Oeste em 60 graus (de 240 para 300 graus).

1000S 6000NW– Visibilidade horizontal: quatro números. No exemplo, indica que a visibilidade horizontal no quadrante Sul é de 1000 metros e no quadrante Noroeste, de 6000 metros. Se a visibilidade é semelhante em todas as direções, usam-se quatro números (de 0000 a 9999, inclusive para distâncias superiores a 10000 metros). Opcionalmente, pode-se inserir a direção cardeal ou colateral da menor visibilidade. Se houver visibilidade horizontal mínima inferior a 1500 metros e máxima superior a 5000 metros (como neste caso), relatam-se ambas;

+SHRA – Tempo presente: duas letras/símbolos ou mais (-RA, TS, FU, etc.). Este Metar indica chuva (RA) forte (+) com pancadas (SH).

FEW010CB OVC060 – Condições de nebulosidade a uma dada altura: três letras e três números, a partir das altitudes menores. Neste exemplo, indica a presença de nuvens cumulonimbus (CB) isoladas, com base a 1000 pés, e tempo encoberto acima de 6000 pés (010 corresponde a 1000 pés e 060 a 6000 pés, assim como nos níveis de vôo). Utiliza as seguintes convensões: FEW (pouca nebulosidade): 1/8 a 2/8 do céu nebuloso; SCT (Scattred ou nebulosidade esparsa): 3/8 a 4/8 do céu encoberto; BKN (Broken ou tempo nublado): 5/8 a 7/8 do céu encoberto; OVC (Overcast ou tempo encoberto): céu encoberto (8/Cool. As nuvens convectivas CB e TCU (Towering Cumulus, ou grandes cúmulos) são informadas imediatamente após o valo de altitude. No caso de ausência de nuvens, usa-se SKC ou Cavok. Se SKC e Cavok não forma adequados, aplica-se NSC (No Significant Clouds, ou nuvens significantes);

20 – Temperatura do ar em graus Celsius: dói números. No caso, 20°C. Utiliza-se também a letra M (minus) para anteceder valores negativos;

19 – Temperatura do ponto de orvalho em graus Celsius: dois números. No exemplo. 19°C. Também usa a letra M antecedendo valores negativos;

Q – Condição de QNH (pressão reduzida ao nível do mar pelo gradiente vertical da atmosfera padrão) para hPa ( hectopascal = 100N/m2 )ou milibares. Caso a medição da pressão atmosférica do barômetro seja dada em polegadas (não em milímetros) de mercúrio, utiliza-se a letra A;

9998 – Valor da pressão QNH em hPa: quatro números. No caso, 999,8 hPa.

Código Speci

O código Speci é muito importante em caso de mudança repentina do tempo e de ocorrências meteorológicas significativas, tais como:
Mudança de ausência de chuva para chuva forte;
Mudança de chuva forte para chuva fraca;
Mudança de chuva fraca para chuva forte;
Mudança de chuva moderada para chuva forte;
Mudança de chuva forte para chuva moderada;
Queda da visibilidade (com motivo, se for menor do que 500 metros);
Aumento de visibilidade;
Presença de nuvens CB;
Ocorrência de fumaça em função de incêndios próximo à pista;
Aumento ou redução de teto;
Precipitação de neve/granizo ou saraiva;
Outros fenômenos climáticos.

Fonte: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por Vinícius Lucyrio em Sex Ago 20, 2010 1:35 pm, editado 3 vez(es)

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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Allef em Qui Ago 19, 2010 8:26 pm

Vinícius parabéns muito bem explicado.
Só como curiosidade para alguns temos a weatherbase e Wunderground que fornece dados históricos dos aeroportos nacionais e internacionais. Só que não recomendo o weatherbase porque tem alguns dados que são desatualizados, já os dados do wunderground são disponíveis a partir do ano de 1996 e em algumas cidades a estação disponível pode não ser a do aeroporto e sim de algum instituto. Por isso aconselho vasculharem o banco de dados do Instituto espanhol Tutiempo, link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] Que é bem organizado. E tem dados antigos.

Abraços.
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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Vinícius Lucyrio em Qui Ago 19, 2010 8:52 pm

Certo...uso estes também! O FreeMeteo também tem dados históricos.

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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por PAULO LOPES em Sex Ago 20, 2010 1:22 pm

Excelente!!!

Esse pode ser um tópico fixo. Muito útil...
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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Vinícius Lucyrio em Sex Ago 20, 2010 1:34 pm

Farei isso.

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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Elder em Sab Ago 21, 2010 8:39 pm

Legal, apresentado de forma didática. Muitas pessoas procuram a decodificação do Metar e do Synop.

sds,

Agora:
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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Convidad em Ter Ago 24, 2010 9:51 pm

essas aulas devem ficar registradas. Servem para o aprendizado.
Muito bom!

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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Mafili em Qui Ago 26, 2010 10:01 pm

Mais tutororial para Metar,

Temos que entender o "tar" do Metar,

dúvidas...são normais...perguntem.

abraços

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Re: Como ler e compreender METARES

Mensagem por Vinícius Lucyrio em Qui Ago 26, 2010 10:13 pm

Mafili escreveu:Mais tutororial para Metar,

Temos que entender o "tar" do Metar,

dúvidas...são normais...perguntem.

abraços

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Este tutorial é BEEEEM mais completo e merece mais atenção! Não sabia que metar era tão complexo Shocked

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Re: Como ler e compreender METARES

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